quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Modulo de Acolhimento

Primeiramente, o que seria um “Modulo de Acolhimento”?
Faz parte da grade curricular prevista para o curso de Gestão Publica Municipal Integrada. É um curso (disciplina) de preparação com carga horária de 100 horas.
O curso nos ensinou os métodos de um ensino a distancia, e tivemos o apoio, auxilio e paciência da tutora a distância Carolina Lessa Cataldi , a Professora Nubia Schaper Santos o tutor presencial Andre Luiz Rodrigues de Freitas. Aprendemos a nos comunicar de varias maneiras diferentes, através de e-mail, do google apps, o ponto de encontro, e principalmente pelo fórum.
Este modulo foi dividido em cinco momentos, com atividades de que trouxe aos alunos a capacidade de aprender a distância, o domínio de operar ferramentas computacionais utilizadas nos cursos EaD da UFJF, o sentimento de comunidade de aprendizagem, e um perfil colaborativo para a participação e condução de grupos de trabalho.E para mostrar os frutos que plantamos, estamos lhes apresentando este blog “Amigos Virtuais”, onde cada um de nos componentes do grupo 5, vamos colocar um pouco mais detalhado o que foi apresentado, proposto e executado em cada momento.










Por: Edmilson Neves e Silva

MOMENTO 1 - “Abrindo o caminho”

A nossa tragetória pela UAB - UFJF começou com nossa viagem a cidade de Juiz de Fora para conhecermos a sede da universidade, que nos chamou muito a atenção pela maneira como fomos recebidos e instruídos para melhor uso do material.
A forma pela a qual nos transmitem o curso é novidade para todos, pois a educação é a distancia, utilizando a internet para interagir professores e alunos.
A maneira como nos avaliam é diferente, porque somos orientados por tutores, e a base de nossa aprendizagem é a leitura, o que nos ajuda a melhorar a escrita e a comunicação.
O curso de pós-graduação GP esta nos oferecendo a oportunidade de crescermos intelectualmente e profissionalmente. Para a concretização desse curso é necessária muita dedicação para atingirmos o propósito do mesmo, tendo em vista que as atividades exigem tempo e dedicação para concretizá-las e profissionalmente este curso criará novas oportunidades em nossas vidas.
O primeiro momento foi para abrir caminhos para o conhecimento e familiarização com a plataforma de estudo, e apresentação e conhecimentos de Coordenador do curso, tutores presenciais,e a distância, professores e alunos.

Neste primeiro momento foram propostas as seguintes atividades:
  • Tarefa prática - Ambientação no Moodle

  • Fórum - "Abrindo o caminho: iniciando nossa comunidade virtual"

  • Tarefa prática - Ambientação no Ponto d'Encontro

  • Atividade 1 - Relato da trajetória Tarefa

  • Envio do check list

Foram sugeridos os seguintes textos para leitura:

Leitura - Ponto d'Encontro: o ambiente de socialização
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15511

Leitura - Moodle: a sala de aula virtual
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15512




Por: Isaura Santiago Dornelas Magalhães

MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”

No segundo momento já estávamos mais à vontade no ambiente de aprendizagem, a comunicação com os tutores à distância e presenciais foram nos deixando tranquilos e seguros. Mas sabemos que aos poucos vamos conquistando nosso aprendizado neste ambiente virtual e para isso foram reservadas as seguintes atividades para o MOMENTO 2:

  • Atividade 2 - Gestão do tempo - Fórum

  • Atividade 3 - Fichamento - Tarefa

  • Tarefa prática - Google Apps

  • Envio do check list 2

E sugeridos os seguintes textos para a realização das mesmas:

  • Leitura - Gerência do tempo e planejamento de estudo Documento PDF
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15519


  • Leitura - Técnicas de estudo Documento PDF
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15520


  • Leitura - Administre seu tempo Documento PDF
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15521

  • Leitura - Google Apps Education Documento PDF
http://www.uab.ufjf.br/mod/resource/view.php?id=15522


No primeiro instante deste momento 2, fomos convidados a refletir um pouco sobre como usar o nosso tempo de maneira eficiente e organizada ao longo desse percurso em busca do nosso crescimento pessoal e profissional, sabendo que fazer boas leituras e buscar conhecimento é uma das melhores maneiras de "aproveitar o dia " e para isto é preciso sentir prazer no faz. Então demos início à leitura: Gerência do tempo e planejamento de estudo onde Ítalo Calvino nos fez o convite para esta aventura da busca do conhecimento através de um curso superior indicando o texto 1. Oviajante: você. Este texto veio trazer várias reflexões para o decorrer do curso nos proporcionando organização do tempo convidando-nos a fazermos um calendário de estudo, um local para o estudo. 2. A passagem: Leitura. Bem, a leitura está presente em grande parte do nosso dia e é preciso entendermos as várias maneiras diferentes de ler e situações diversas em que precisamos utilizar nossas habilidades de leitura. E assim prosseguimos com nossa leitura das atividades a serem feitas. Atividade 2 - Gestão de tempo. Cada aluno organizou seu tempo para estar participando deste curso de modo tranquilo e organizado. E na atividade 3 - Fichamento aprendemos que em nossa vida passamos por percursos diferentes, a cada fase estamos traçando o fichamento do que vem acontecer em nossa vida. Esta tarefa trouxe dúvidas, deixando-nos de cabelo em pé mas, aprendemos muito e para relaxarmos fomos convidados à tarefa prática Gloogle Apps.
È, estamos aprendendo muito com este curso, ainda mais agora com a divisões dos grupos mostrando que mesmo à distância é necessário interagir e relacionar com os colegas do curso mesmo sendo online.

Por: Margareth Silva